sábado, 28 de março de 2009
Avenida de Gramado foi transformada em caminho rural
Desfile de carretas fez sucesso passeando por duas horas no centro da cidade
Às 16h de um sábado ensolarado a Festa da Colônia de Gramado chegou ao seu auge. Aproximadamente 500 colonos conduziram 43 carretas puxadas por bois pela Avenida Borges de Medeiros. As carroças ostentaram toda a cultura das comunidades do interior, trazendo seus trabalhos artesanais, gastronomia, religiosidade e a beleza de sua gente, representada pelas soberanas, a rainha Liamara Mewius, primeira princesa Cataline Baretta, e a segunda princesa Carla Comiotto, da 19ª edição do evento. Autoridades e cerca de 15 mil pessoas acompanharam impressionadas o trajeto realizado pelas carretas, que literalmente tomou conta de uma das principais avenidas de Gramado.
O Desfile de Carretas já é uma tradição da Festa da Colônia, apenas nas três primeiras edições do evento o desfile não ocorreu no formato que é realizado hoje, nas ocasiões foram disputadas animadas corridas de carroças. Os moradores da Linha Marcondes, Linha Moreira, Linha Campestre do Tigre, Linha Carahá, Linha Àvila, Morro do Arame, Linha Araripe e Linha Bonita dão vida ao desfile, subindo nas carretas, guiando os bois, acenando e sorrindo para o público, com a certeza de um trabalho bem feito.
Os embutidos, as schmiers, os animais, a religiosidade, frutas, hortaliças, carnes, pães, cucas e diversas outras marcas do interior tomaram para si a Avenida Borges de Medeiros e desfilaram para os visitantes. É nesta ocasião que os colonos provam que realmente invadem o centro da Gramado, mostrando para quem quiser ver todo seu esmero, simplicidade e alegria.
Em uma celebração como esta não podia faltar música, por isso os músicos da Banda Caçula, Banda Tannenwald, Musical Horizonte, e os coristas do Coral Cosi Cantavano I Nostri Nonni, Coral Italiano, e Nossa Senhora da Pompéia acompanharam o desfile, ditando o ritmo do desfile. Além disso, o Grupo de Danças Alemãs Miesbach uniu-se às carretas, embelezando ainda mais atração com os passoas das danças folclóricas germânicas.
Estiveram presentes no desfile o Prefeito de Gramado Nestor Tissot, o vice Luia Barbacovi, além do presidente da Festa Noreh Michalski e secretários. “A Festa da Colônia nunca deixa a desejar, mais uma vez as carretas encheram os olhos dos visitantes, é sempre uma atração à parte”, disse o prefeito Nestor Tissot. Para o presidente do evento Noreh Michaslki, o desfile de carretas traduz exatamente o espírito da festa “A Festa da Colônia é isso, é dos colonos, a praça é deles, a rua é deles, a cidade é deles”, destacou.
O público entrou no clima do desfile, aplaudindo a passagem de cada carreta e vários registraram o momento com suas máquinas fotográficas. De acordo com o estudante de 22 anos Jonas Seibt, de Nova Petrópolis, o ponto forte do desfile foi a interação com o público, “Foi muito bom, gostei principalmente da carreta que distribuía os bolinhos de batata”, comentou. Já para a empresária gramadense Diana Accorsi, a atração é sempre um sucesso “Não tem erro, esse desfile é maravilhoso todos os anos, os colonos fazem as coisas com muito capricho”, disse.
A 19ª Festa da Colônia segue até o dia 5 de abril, na Praça das Comunicações, com entrada gratuita. Os horários de funcionamento são das 17h às 22h nas segundas, das 10h às 22 nas terças, quartas, quintas e domingos e das 10h às 23h nas sextas e sábados. Mais informações no site www.festadacoloniagramado.com.br ou pelo telefone (54) 3286 3211. Fotos do evento podem ser vistas também no site www.cleitonthiele/festadacolonia.
Texto: Marcelo Moura
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
Mercatus Imprensa e Eventos
Rozangela Allves -
54-3286.0621
www.mercatuscomunicacao.com.br
atendimento@mercatuscomunicacao.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário