Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Nova Petrópolis está pronta para o 37ª Festival Internacional de Folclore



O já consagrado Festival Internacional de Folclore iniciou de uma forma bem modesta em julho de 1973. O Festival de Folclore iniciou na Praça das Flores, passou para o Parque Aldeia do Imigrante e, posteriormente, para o Centro de Eventos.
O Festival de Folclore cresceu. Novos grupos surgiram e a festa que inicialmente acontecia num final de semana passou a acontecer nas duas primeiras semanas de agosto, trazendo milhares de visitantes à Nova Petrópolis. Em virtude disso, no ano de 2005 o evento foi reestruturado e em 2007 passou novamente para a Praça das Flores.
Na sua 36ª edição em 2008, o Festival de Folclore trouxe à Nova Petrópolis aproximadamente 65 mil visitantes que conferiram os shows dos grupos de Ilha de Páscoa, Argentina, Venezuela, Alagoas, Pará, Maranhão, além dos diversos grupos do Rio Grande do Sul.
Em 2009, a alegria, a beleza do folclore, as diferentes culturas e os visitantes dos mais variados países e regiões do Brasil, invadirão Nova Petrópolis durante o agora Festival Internacional de Folclore que acontece de 1º a 16 de agosto, na Praça das Flores.
O Festival Internacional de Folclore prepara muitas novidades para a sua 37ª edição. Estão sendo aguardados grupos da Argentina, Equador, Paraguai, Finlândia, Coréia do Sul, Ilha de Páscoa, Itália, Pará, Paraíba, Paraná, Alagoas, Rio de Janeiro, Goiás, e ainda diversos grupos do Rio Grande do Sul. Além do folclore, representantes de locais como Indonésia, Peru, Cuba, Bolívia, Equador, estados brasileiros e diversas cidades Rio Grande do Sul demonstrarão a sua cultura através do artesanato.
E, como forma de valorizar as origens alemãs de Nova Petrópolis, as Competições Germânicas do 37º Festival Internacional de Folclore prometem integrar as comunidades do município com um resgate cultural das atividades germânicas. As competições acontecerão nas manhãs de domingo, 2, 9 e 16 de agosto, no Parque
Aldeia do Imigrante e serão compostas das seguintes provas: arremesso de canecos de chopp para chegarem intactos no centro do círculo, cabo de força com um grupo puxando de cada lado, bolão de corda onde o jogador joga uma bola presa numa corda para acertar os pinos, chopp em metro na qual vence quem beber mais rápido uma tulipa de chopp, corrida com casal calçando tamanco para recolher uma dúzia de ovos, carregar um tronco de árvore por 50 metros, serrar um tronco sobre um cavalete e pregar prego em um tronco de árvore.
Além dos jogos germânicos, a gastronomia na Praça das Flores também irá trazer o que tem de melhor na culinária alemã. Além dos lanches diversos, dos Kartoffelpuffer (bolinho de batata) e do tradicional chopp, nesta 37ª edição haverá pratos com Kuchen und Wurst (cuca com linguiça), pretzel (pão tradicional alemão, em forma de nó, seco, estaladiço, habitualmente cozido e salgado), Sauerkraut (é uma conserva de repolho fermentado conhecido como chucrut) e Bratwurst (pão com salsicha e mostarda) que é um prato muito encontrado nas ruas da Alemanha.
O 37º Festival Internacional de Folclore, aproveitando o momento cultural e turístico, também está desenvolvendo projetos de cunho ambiental, com o apoio da CORSAN, para a decoração da cidade. Estão sendo recolhidas garrafas pet para a confecção de guirlandas que enfeitarão ainda mais o Jardim da Serra Gaúcha durante o Festival.
As atuais Soberanas, escolhidas no último dia 20 de junho, Rainha Gabriela Maria Raymundo, Primeira Princesa Sofia Tatiane Berwian e a Segunda Princesa Dione Juceleine Spengler já estão divulgando o evento que promete trazer mais de 70 mil visitantes a Nova Petrópolis. As Soberanas são unânimes ao afirmar que vão trabalhar muito por Nova Petrópolis, para que a cultura local seja preservada.
Para o Prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel, o Festival tem crescido a cada ano porque é trabalho de uma equipe empenhada em fazer mais e melhor pelo município, já que a cada dia mais o foco do turismo da cidade se volta para a cultura.
Segundo a Diretora do Departamento de Cultura, Carla Cristiane Ferreira, está sendo preparado um grande espetáculo nesta 37ª edição para encantar os munícipes e os turistas da cidade Jardim da Serra Gaúcha. “Esperamos um acréscimo de cerca de 20% no público em relação ao ano passado”, ainda afirmou Carla.
“Uma vez que o objeto do turismo de Nova Petrópolis é a cultura, estamos dando o enfoque internacional a essa 37ª edição, pois, com a presença de cada vez mais grupos internacionais, o evento visa projetar Nova Petrópolis no cenário turístico em nível nacional e internacional”, afirma Daniel Sampaio Camargo, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio.
O evento, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, mostra a diversidade de culturas e a preservação cultural de cada povo através da dança, música e artesanato.
O 37º Festival Internacional de Folclore é patrocinado por Banrisul, Sulgás, RGE, Caixa RS, CEEE, Moinho Estrela, CORSAN, Governo do Estado, LIC, Ministério da Cultura, Secretaria Estadual do Turismo e CORAG.


Rozangela Allves com Vanessa Birk
Assessoria de Comunicação Nova Petrópolis
www.novapetropolis.rs.gov.br
54-3281-8412
imprensa@novapetropolis.rs.gov.br

Nenhum comentário: