Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Serra Gaúcha dá destaque a seus projetos no Salão do Turismo




Durante o evento, municípios, entidades e empresários mostram
os trabalhos que vem sendo executados.


No primeiro dia do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, movimentação foi intensa, e a região já garante resultados. O Evento que ocorre na capital paulista, no Anhembi, encerra no domingo.
A Serra Gaúcha está presente em três espaços diferenciados, o que dá mais visibilidade ainda para os trabalhos que estão sendo executados no Rio Grande do Sul.
A presença dos Prefeitos, de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenckel, de Canela, Constantino Orsolin e de Gramado Nestor Tissot, acompanhados por empresários e os secretários de Turismo destas cidades, dão a dimensão da união de esforços para que a região siga desenvolva unida em prol de um turismo mais forte.
O Prefeito de Nova Petrópolis, apontou “ o salão é o maior evento de turismo, e estarmos aqui na vitrine como região mostrando que estamos mais unidos do que antes e muito mais fortes como destino, pois a divulgação das oito cidades que compõem os caminhos temperados esta muito bem formulada e dentro disto seguimos o parecer no Ministério do Turismo de vendermos em região.” Já, Daniel Camargo secretário de Nova Petrópolis, apontou “ estamos com a missão cumprida e o Salão Nacional serviu para mostrarmos em primeiro lugar que a Serra Gaúcha juntamente com Porto Alegre esta muito forte e bem servida com os atrativos e com este produto, pois a oito anos não havia essa integração de nos vendermos em conjunto consequente nos postula a ter ainda mais força como Rio Grande do Sul e nos dá desta forma mais gabarito para concorremos com as demais serras do Brasil”.
O Prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, que participa pela primeira vez do evento, apontou “é o lugar ideal para trocar experiências. Fiz questão de participar porque em nossa plataforma de governo o turismo tem destaque especial” na conquista para levar o evento da Anseditur Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, solicitou que todos os envolvidos apresentassem ‘cases’ de sucesso para fomentar a troca de experiências, pois cada uma das 65 cidades definidas pelo Ministério como indutores do turismo no país, possuem vivências e estilo de vida diferente e que juntos podemos complementar formando e apresentando um Brasil melhor. Lunelli, confirmou que seguirá investindo no setor para que os resultado apareçam lá na ponta, pois o papel da iniciativa pública é de integrar com a iniciativa privada e dar condições para ela se desenvolver, hoje Bento Gonçalves vive um momento ímpar e sou da opinião que o que está bom pode melhorar ainda mais”, finalizou ele.
Já a Secretária de Turismo da cidade de Bento Gonçalves Ivane Fávero , diz “Em sua 4ª. Edição o Salão Brasileiro do Turismo consolida-se como um dos principais, se não o principal, evento do setor turístico do Brasil. Percebeu-se um evento mais estruturado comercialmente, com bons lançamentos e excelentes vantagens financeiras.O espaço institucional está presente, apresentando todas as regiões do Brasil, mas possibilitando a apresentação somente de destinos já desenvolvidos turisticamente.Merece destaque os espaços do artesanato, gastronômico e a vitrine Brasil (jóias e moda), além da agroindústria, que trazem a representatividade de todo o Brasil.


O Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, que participa pela primeira vez do Salão, apontou “ está muito bom, se não vem fica a margem das ações. No conjunto esta fantástico, pois a relação com os outros municípios reflete num grande aprendizado. Vale a pena participar, finalizou Orsolin. Por outro lado o secretário Ditmar Belmann , considera a participação dentro dos Caminho Temperados é muito importante, porém ressalvou que se perde um pouco na individualidade.”, disse ele com expectativa que a partir deste segundo dia que a visitação seja intensa quando agências e público final compareçam para conhecer o que o Brasil tem para mostrar.

Os nove municípios que estão participando do Salão fazem parte dos Roteiros dos Caminhos Temperados que são: três destinos indutores – Porto Alegre,Bento Gonçalves e Gramado, e seis municípios que são destinos induzidos, (Viamão, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul Garibaldi e Cambará do Sul.)que seguem as diretrizes do Ministério do Turismo (MTur) para comercialização dos atrativos turístico dentro do Salão do Turismo. Se não estivesse dentro deste roteiro não poderiam estar participando do evento. A política do MTUR é integrar os destinos indutores com induzidos para uma melhor comercialização.


Nestor Tissot, Prefeito de Gramado, “ gostou do que viu”, ele acredita que a participação de Gramado e dos demais municípios é importante, sobre tudo pela troca de experiência, compartilhando com a mesma idéia e Gilberto Tomasini, Secretário de Turismo da cidade, acredita que o trabalho que está sendo desenvolvido com o Ministério do Turismo é muito importante para o crescimento turístico do nosso país e consequentemente da nossa cidade.

O Secretário Adjunto do Turismo, esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Jorge Drumm, que acompanha o trabalho do Rio Grande do Sul, observou nos dois primeiros dias do evento, que o grande ganho dos eventos são as trocas de experiências, e disse “ no Salão, percebemos uma grande integração com o público e o privado tornado uma facilitação entre o tripé que forma o setor, com a venda, a divulgação e a promoção”, seguiu dizendo ‘ as vezes existe uma abismo entre estes ícones do tripé do turismo”.

Captação

Bento Gonçalves sediará em novembro a reunião do Anseditur, Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, composta por 65 municípios em todo o território nacional, onde Bento Gonçalves como projeto Piloto do Ministério do Turismo em Gestão de Turismo. A secretária de Turismo Ivane Fávero, apontou “o trabalho é pioneiro. Pela primeira vez na história de Bento Gonçalves um Prefeito participou de evento deste porte. Bento concorreu com as outras 64 cidades indutoras de turismo.


Tour de Experiências – Região Uva e Vinho

È sucesso absoluto o espaço das Experiências, no espaço pode literalmente experimentar. Fazer a “colombina’, (um pão com formato de pomba) neste espaço de interação e vivências, as pessoas são convidadas a fazer o pão e ainda pode escrever um bilhetinho para São Valentin que diz a lenda que é o santo dos namorados, ou seja pode agradecer por ter um, ou uma ... ‘o amo está no ar’, é só experimentar para vivenciar!

Lançamento

Na tarde de hoje (quinta-feira), foi lançado o roteiro dos cânions que une o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, construindo um novo roteiro turístico. O lugar privilegiado para o segmento de ecoturismo e de aventura abriga dois parques nacionais com as principais trilhas: o Parque Nacional de Aparados da Serra (RS), onde está o cânion mais visitado da região, o Itaimbezinho, cujos paredões chegam a 720 metros de altura e o Parque Nacional da Serra Geral (SC), onde está localizado o cânion da Fortaleza, com 30 quilômetros de borda e 1.190 metros de altura. Cinco empresas comercializam o produto.

Negócios

Hotéis, pousadas e agências de viagens apostam no evento para ampliar seus negócios e mostram diferencias para atrair os turistas. A área comercial no Salão é um desafio para os organizadores e participantes, que apostam no evento como mais uma alternativa para apresentar seus empreendimentos. Para a Diretora Executiva do Sindicato de Hotelaria da Região da Uva e Vinho, Márcia Ferronato apontou “a junção de promoção institucional e dos empreendimentos das áreas privadas é fundamental para sermos competitivos , formando uma cadeia produtiva do Turismo que gera emprego e renda. Temos certeza que os resultados virão, porém frisou que o fato de participar de forma cooperada é um grande ganho. Um destaque especial das empresas que estão envolvidas são os projetos de sustentabilidade do planeta. Na realidade este evento é uma “ grande vitrine do turismo brasileiro”.

Atualização

Durante o evento os Prefeitos, Secretários e empresários participaram de uma série de eventos e reuniões, entre elas um destaque especial para a participação durante o Núcleo do Conhecimento que foi aberto com a presença do Ministro do Turismo,Luiz Barretto que abordou o Turismo e a Copa do Mundo de 2014. Barretto disse a “A Copa do Mundo de 2014 foi assunto latente em muitas reuniões o tema transversal porque o sucesso da sua realização e o seu sucesso depende da estruturação, da promoção, da comercialização, da regulação, qualificação e da gestão do turismo”, disse ele. Na oportunidade foi entregue a proposta estratégica de Organização Turística da copa do Mundo 2014 no Brasil. E apresentou a Pesquisa desenvolvida pela FGV.




Mercatus Imprensa e Eventos
Rozangela Allves
54-3286-0621
roallves@mercatuscomunicacao.com.br
www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: