Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Gramado Rádio Floresta...


24h de música brasileira via Internet

A Rádio Floresta funcionou de 1962 a 1964. Depois de tantos anos desativada, sua existência tornou-se desconhecida das gerações posteriores à época. Resgatando a história do rádio em Gramado, da qual seu pai foi o pioneiro, Marco Antero resolveu colocar no ar a primeira web rádio de Gramado. A Gramado Rádio Floresta roda música brasileira 24h, garantindo a trilha sonora para quem navegar pelo resgate dessa história.

Música o dia inteiro
“Quem liga o rádio para ouvir música quer ouvir música”, diz Marco Antero. Partindo desse pressuposto, ele fala à GramadoSite.com o que pretende com a Gramado Rádio Floresta na Internet: proporcionar música a quem gosta de música. Além de não ter comerciais falados e as vinhetas interromperem a programação somente a cada, no mínimo, 15 minutos de música, Antero comenta que tem a preocupação de não repetir as canções no programa de um dia no mesmo horário do dia seguinte. “É uma proposta diferente das rádios convencionais”, argumenta.

MPB é o carro-chefe
Na programação da Gramado Rádio Floresta, só entra música brasileira. “O carro-chefe é a MPB”, avisa Antero. A Música Popular Brasileira está em destaque em dois programas: das 8h às 12h e das 14h às 18h. À noite, a MPB volta à programação, combinada com bossa nova e chorinho, das 20h às 22h. O ritmo que abre a manhã é o nativista, das 6h às 8h. O almoço é no embalo de música popular brasileira também, num som mais orquestrado, das 12h às 14h. O Armazém do Samba fica aberto das 18h às 20h. Na Gramado Rádio Floresta, a Noite é da Saudade, ao som de boemia e seresta, das 22h às 24h. A madrugada segue com MPB e uma mescla de tudo o que tocou no dia, da meia-noite às 6h.

Pedido de música on line
Para ouvir, basta acessar o
site da rádio, que contempla a programação completa do dia, além dos contatos para pedidos de música e sugestões. Pode ser por telefone, MSN e até Orkut. “Às vezes o pessoal entra no MSN pedindo música, a gente muda a programação e coloca para tocar o que o internauta deseja ouvir”, comenta Antero. Enquanto ouve a música, o internauta pode navegar pelo site para conferir relatos de pessoas que ajudaram a contar a história da Rádio Floresta dos anos 60.

Sem propaganda falada
É no site também que estão os “comerciais”. Antero propõe um modelo diferente de anunciar, em relação às rádios convencionais. “Internet é imagem, os apoiadores aparecem no site, nossa proposta é não interromper a programação musical com propaganda falada”, defende Antero, empenhado em manter viva a história que brotou do amor que seu pai tinha pela música.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interassantíssimo este trabalho de resgate da historia do Rádio....como cidadão gramadense sinto-me orgulhoso em saber que em tão pouco tempo depois de o rádio aparecer no brasil....já estava também na cidade de Gramado.....é um sinal de que desde o princípio da cidade, estavamos e continuamos sempre olhando e acompanhando atualidades com olhares futurísticos...

Marco Tolentino disse...

Parabéns , sinto não ter descoberto esta rádio de Gramado a mais tempo, moro no Rio de Jeneiro, cidade maravilhosa,veja bem o contraste! Voces atualmente estão tocando as musicas mais lindas do tempo em que o Rio cantava ao Brasil, esta volta ao tempo é a coisa mais maravilhosa que eu já ouvi em uma rádio fora do meu Rio, voces estão de parabens , depois dessa eu faço questão de conhecer esta cidade charmosa , assim que a grana sobrar. Um grande abraço na equipe .