Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

Vídeos Interessantes

Loading...

domingo, 19 de setembro de 2010

CONSUELO DE PAULA

A Gramado Rádio Floresta sente-se muito feliz e gratificada em divulgar  aqui em seu espaço cultural o trabalho desta magnífica cantora e compositora



Radicada em São Paulo há dezoito anos, Consuelo de Paula chega ao terceiro CD – Dança das Rosas - provando que é uma artista guerreira. Durante esse período, sua carreira voltou-se para a concretização da trilogia, iniciada em 1998: Samba, Seresta e Baião (1998), Tambor e Flor (2002) e Dança das Rosas (2004). Minas Gerais, onde nasceu, deu-lhe o chão e São Paulo, o norte. Minas ofereceu-lhe a fonte e São Paulo, o apuro estético, o amadurecimento, a troca, os encontros. Consuelo vem fazendo shows pelo Brasil e também em algumas cidades do exterior, participando de diversos projetos culturais e de programas conceituados em Rádios e TVs.

Quando lançou o primeiro cd Samba, Seresta e Baião, Consuelo já demonstrava a sua admiração pela música brasileira e seu trânsito entre o popular e o regional, através do equilíbrio entre esses três universos da nossa canção, reverenciados no disco. Gravou pérolas de outros autores, mas com tal propriedade que, de certa forma, já se anunciava autoral.
O segundo álbum - Tambor e Flor - deixa muito clara a essência de sua arte, inclusive quando, novamente, esses três universos guiam a obra, agora dividida em autoral, adaptação de temas populares e outros compositores.

No terceiro cd , Dança das Rosas é um trabalho autoral e independente. Difícil é explicar ou definir seu estilo, mas o que importa mesmo é a qualidade dessa musicalidade brasileira: popular na trilha; erudita na apresentação e na preocupação com o fazer bem feito. Consuelo de Paula busca a proximidade com a pureza da música e das canções. Na frente está a arte, a autenticidade, enfim, sua própria cara. Consuelo se expõe com naturalidade, maturidade e segurança; finca o pé no chão, lança mão de sua arte própria em letras carregadas de simbolismos que fazem um jogo preciso entre o passado e o presente, entre o novo e o que já foi dito. Este é o resultado do caminho iniciado com Samba, Seresta e Baião, cada vez mais claro, cada vez mais a serviço da canção e do que ela já traz de encantamento. Dança das Rosas é marcado pelo equilíbrio entre os dois trabalhos anteriores e mantém um constante diálogo com ambos. As letras e melodias soam orgânicas, sem medo do conhecido e trazem a sutileza do novo, trazem a surpresa.

Antes de se profissionalizar como cantora e compositora, Consuelo teve sua história sempre cercada pela vivência em várias manifestações culturais: “Fui rainha da congada, bailarina de fanfarra, onde toquei também vários instrumentos, passista de carnaval, mestra de bateria de bloco carnavalesco, repiniqueira, inventora de peças teatrais, leitora de textos nas missas, oradora, cantora de serenatas e de igreja, compositora na adolescência e, principalmente, admiradora de músicas brasileiras. Agora escrevo canções e produzo CDs. Quando me distancio um pouco, acho que, talvez, tenha feito algo legal por causa dos talentos e dos não talentos, das facilidades e dificuldades, do saber e do não saber. Por insistência e também por vocação”.

Em seu repertório com  composições próprias tem como parceiros Rubens Nogueira, Elson Fernandes, Etel Frota, Gereba (Geraldo Barreto),  Vicente Barreto, Nonato Luiz  e Socorro Lira. 
Prepara livro de poemas com bricolagens de  Lucia Arraes .  Seu parceiro Rubens Nogueira, é violonista e inspiradíssimo compositor de melodias; Educador musical há mais de 25 anos, é professor de violão, parceiro de Paulo Cesar Pinheiro, Fran Papaterra, Jorge Rosas, Consuelo de Paula, Etel Frota, Maria Rita Khell, Verônica Ferriani, Luciano Garcez e Rita Figueiredo.
 Os músicos constantes no trabalho de Consuelo são Cássia Maria, percussionista; Jardel Caetano, violonista, compositor e arranjador; Alexandre Ribeiro, clarineta e clarone.
Consuelo de Paula realiza shows em distintas localidades do país e no exterior,  entre as quais podemos citar: Theatro Municipal de São Paulo; Teatro Ateneo (Buenos Aires) (Noite Brasileira, com Consuelo de Paula e Naná Vasconcelos),  Teatro do Itaú Cultural, em São Paulo; Teatro do Paiol, em Curitiba; CCBNB (Bco do  Nordeste), em Fortaleza; Centro Cultural Santander, em Porto Alegre;  Teatros do SESC e Auditório da Eletronorte em Brasília; Teatro Abílio Barreto, em Belo Horizonte,  Ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso, Teatro Municipal de São João da Boa Vista, Rede SESC (Pompéia, Vila Mariana, Santos, SESC do Carmo, Ipiranga, Consolação, São Carlos); Centro Cultural Banco do Brasil; Teatro Cacilda Becker; Teatro Arthur Azevedo, Teatro João Caetano,  Fundação Casa Grande (Nova Olinda-CE)  além de participação em vários projetos nos SESCs São Paulo em especial o Prata da Casa, Prata da Casa -10 Anos em 2009 (em show e no cd Comemorativo dos participantes convidados).
Em 2010 foi convidada participar do  Projeto “ Nossa Lingua, Nossa Música” em Brasília/DF organizado e patrocinado pela Itamaraty, onde dividiu o palco com músicos portugueses e timorenses.
Consuelo tem participado de diversos projetos culturais e de programas conceituados como o Ensaio (direção Fernando Faro) na TV Cultura de são Paulo, Talentos (Giovani Souza), da TV Câmara (Distrito Federal), TV Senado com Beto Almeida “Espaço Cultural”; Clube da Bossa Nova em Brasília; Especial de  A Voz Popular (Luís Antônio Giron) da Rádio Cultura- SP, Viola, minha Viola – TV Cultura;  Sr Brasil com Rolando Boldrin (repetidas vezes),  AllTV com Toninho Spessotto e Muna Zeyn;  TV Nova Canção em São Paulo com Gabriel Chalita; Entrevista no site http://www.podbr.com/2010/02/05/consuelo-de-paula-danca-das-rosas/
Entrevistas em várias Rádios em todas as cidades citadas, e especiais com Antonio Giron na Rádio Cultura, na Rádio Nacional (EBC) –Brasília com Bia Reis.
 Realizou recentemente shows em espaços importantes como: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (Consuelo de Paula, Rolando Boldrin, Chico Pinheiro e Heródoto Barbeiro e do Projeto Pixinguinha, percorrendo diversas cidades em diferentes estados brasileiros.


Sites da artista , para mais informações, fotos, poesias, vídeos, mp3:
http://www.myspace.com/consuelodepaula.com.br

http://www.youtube.com/watch?v=QcpeZdFXewo
Contatos com Produção: Artividade Projetos Comunicação e Cultura Ltda
 Telefone– (11) 3531-7622 – Celular (11) 6497-1515

Nenhum comentário: