Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

domingo, 25 de setembro de 2011

CARDO PEIXOTO. UM COMPOSITOR NO SUL DO BRASIL

A Gramado Rádio Floresta apresenta em seu espaço cultural o trabalho de Cardo Peixoto!



CARDO PEIXOTO. UM COMPOSITOR NO SUL DO BRASIL

Cardo Peixoto nasceu na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, há 45 anos. Desde pequeno, participa de corais escolares e grupos teatrais, mas a poesia é sua primeira criação artística, a partir dos 10 anos de idade. Estuda até o ensino médio e resolve investir seu tempo e dedicação ao teatro e à música.
Faz aulas de canto lírico por 4 anos no Conservatório de Música de Pelotas, hoje pertencente à Universidade Federal de Pelotas. O violão vem de forma autodidata; ganha o primeiro com uma música de sua autoria, em um pequeno festival (fez a música e poesia só cantarolando). No ano de 1985 começa a tocar em bares de sua cidade e região; e faz desses ambientes sua escola.
A primeira apresentação autoral vem em 1996, com Sândalo. Em 2002 lança seu álbum de estréia, Rota da Estrela, gravado ao vivo em duas noites de apresentação no Bar-Café-Livraria Dom Quixote, em Pelotas. Até 2005 ainda trabalha paralelamente com teatro (completou 30 anos entre ator e diretor). Desencantado com as dificuldades  em fazer teatro e atraído por algumas possibilidades que se abriam no campo da música, concentra todo seu esforço nessa área. Realiza vários pequenos trabalhos como produtor musical até assumir o projeto Um canto pá ‘ocê, disco de música afro-brasileira contemporânea, tendo à frente a cantora Giamarê, lançado em novembro de 2006 (foi realizado show em Salvador-BA, juntamente com oficinas e palestras, através de projeto aprovado no edital Caixa Cultural 2007). Ainda em 2006, à convite do poeta Martim César, integra-se ao projeto Canções de a®mar e desa®mar, assinado por Cardo Peixoto, Martim César e Ricardo Fragoso. O álbum é lançado em maio de 2007. Entre os anos de 2003 e 2007 participou de alguns festivais de MPB, no interior de São Paulo e Minas Gerais.
Também nesse período, realiza vários eventos, na intenção de apresentar novos compositores de MPB. Mantém, por 2 anos, um programa em rádio comunitária chamado Produção Independente e participa da produção do CD duplo Arte Daqui, reunindo 40 compositores da cidade de Pelotas, em diferentes gêneros musicais. Produz pequenas mostras autorais em bares, mas a mais importante  é a 1ª Mostra de Compositores Pelotenses, apresentada durante os 18 dias da FENADOCE de 2007.
Em maio de 2008, através da internet, conheceu o Clube Caiubi e cadastrou-se. À princípio, simplesmente colocou suas músicas lá para divulgação, como em vários outros espaços da rede. Ao perceber uma grande quantidade de poetas no clube e a insistência dos organizadores do site, para que aquele espaço fosse realmente uma rede social e não um mero espaço de divulgação, iniciou um processo de busca de parcerias. Aos poucos foram-se chegando parceiros de vários lugares do país. Conforme o site crescia, também cresciam suas possibilidades, e assim vem sendo até hoje.
Mudou-se para Caxias do Sul, na serra gaúcha. Em 2009 lanou o show A Pele do Poema reunindo 20 canções compostas em parcerias dentro do Caiubi. O show se apresentou em Caxias do Sul, Pelotas e em São Paulo. Existe um projeto de transformar A Pele do Poema em disco.
Atualmente, Cardo Peixoto está trabalhando com o show Música Para Ouvidos Livres, outra seleção de parcerias caiubistas. O show foi lançado em julho deste ano, em Caxias do Sul, e também já esteve em Pelotas e Porto Alegre.

3 comentários:

Lucinda Prado disse...

Olá Cardo,
Fiquei muito feliz em você aqui no blog da rádio e assim pude conhecer um pouco mais de você.
Tenho um de seus CDs e curto muito.
Beijos
Lucinda Prado

marco nascimento disse...

Bacana a iniciativa da Gramado Rádio Floresta em publicar este pequeno histórico deste grande compositor e incentivador da arte, Cardo Peixoto.
Parabéns e abraços de seu amigo

Marco Nascimento

Valeria Pisauro disse...

Parabéns a Gramado Rádio Floresta pela iniciativa em divulgar os novos valores da cultura nacional, apresentando a arte de Cardo Peixoto, grande ícone da música popular brasileira.