Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Artesanato colonial enfeita a Casa do Colono


Peças produzidas por colonos serão comercializadas
até o término da Festa da Colônia


Nessa 19ª edição da festa da Colônia de Gramado, a Casa do Colono, localizada na Praça das Comunicações, está comercializando artesanato feito pelos colonos do interior da região. Com destaque para artigos feitos de vime, palha de milho e de trigo, a exposição conta também com esculturas feitas em argila, trabalhos em cerâmica, peças confeccionadas com tecido e bordados. Os trabalhos de aproximadamente 30 pessoas, que vão de chapéus a cestos, passando por bonecas e até mesmo esculturas, estão expostos nas prateleiras encher os olhos, diversidade e originalidade não falta, nessa exposição que valoriza o artesanato rural e cultural.
Levar os trabalhos artesanais da comunidade do interior para a Festa da Colônia foi idéia da professora Neli Maria Godoy, quando ainda trabalhava na Emater RS ASCAR, e contou com o apoio da Prefeitura de Gramado. Desde 2004 os artesanatos, que antes adornavam vários espaços da Festa, receberam um espaço especial no evento. Na edição do ano passado da Festa da Colônia foram vendidos R$ 9 mil em artesanatos, mostrando o crescimento da iniciativa. Muitos dos objetos expostos são simples trabalhos caseiros, passatempos dessas pessoas, que estão recebendo esse destaque singular, auxiliando na evolução dessa prática.
De acordo com a professora Neli, o espaço destinado para os artesanatos este ano é interessante, “Vamos ver como serão as vendas, o espaço da Casa do Colono é bom, esperamos que dê bons resultados”. Para Antônio Fávero, chefe do escritório da Emater ASCAR RS de Gramado, esse projeto ainda é pequeno mas muito importante “todos os itens são produzidos aqui em Gramado. Levar esse trabalho para a Festa da Colônia é uma forma de estimular esse trabalho do homem do interior”, disse.
A Festa da Colônia de Gramado tem entrada gratuita, e vai até o dia 5 de abril na Praça das Comunicações. Os horários do evento são das 17h às 22h horas nas segundas-feiras, nas terças, quartas, quintas e domingos, das 10h às 22h e nas sextas e sábados, as atrações da festa começam às 10h, indo até às 23h. A programação está sujeita a alterações sem aviso prévio. Mais informações podem ser encontradas no site www.festadacoloniagramado.com.br, ou pelo telefone 3286 3211. Fotos do evento podem ser vistas no site www.cleitonthiele.com/festadacolonia.

Texto: Marcelo Moura
Fotos: Cleiton Thiele/Divulgação

Mercatus Imprensa e Eventos
Rozangela Allves
54-3286-0621
roallves@mercatuscomunicacao.com.br
www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: