Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Projeto Abrindo o Baú emociona e educa crianças


Ação da subsecretaria de cultura já atendeu 15 turmas escolares



Na Casa do Colono, localizada na Praça das Comunicações, está sendo realizado o projeto “Abrindo o Baú”, que convida crianças a fazer descobertas e entender a importância das raízes culturais de Gramado. Com as próximas sessões marcadas para o dia 3 de abril às 9h e 10h o projeto, que funciona em paralelo com a 19ª Festa da Colônia de Gramado, é coordenado pelo subsecretário de cultura Daniel Bertolucci e pela coordenadora dos Projetos Escolares da subsecretaria, Denise Foss. Esta é a primeira ação da subsecretaria de cultura da cidade, que teve sua inauguração realizada na terça-feira, 31 de março.

O projeto foi criado com o intuito de proporcionar aos alunos dos colégios da cidade um profundo conhecimento sobre suas origens, e torná-los mais do que meros espectadores da Festa da Colônia. O modelo do projeto é bastante simples e atrativo, colonos são trazidos até a Casa do Colono onde conversam com a platéia, contando como eram suas vidas antigamente no interior. As crianças participam perguntando tudo que lhes interesse, desde como era a vida escolar até o funcionamento de certas máquinas antigas.

O “Abrindo o Baú” já atendeu aproximadamente 15 turmas de escolas de Gramado desde sua implantação. Todas as sessões estão sendo devidamente registradas em áudio, pois uma das idéias dos organizadores é criar um arquivo com essas gravações, com o intuito de imortalizar essas histórias de vida e levá-las ao conhecimento das futuras gerações da cidade.

“Muita gente já chorou nessas conversas. Deve ser porque a idéia se parece muito com uma conversa com os avós, onde a criança conhece mais sobre a vida tão diferente da que elas levam hoje”, destaca o subsecretario de cultura e coordenador do projeto Daniel Bertolucci. De acordo com Denise Foss, que também coordena o “Abrindo o Baú”, os professores que levaram seus alunos para as sessões já estão ajudando com idéias e fazendo pedidos, “Vários professores já querem levar seus alunos para o interior, para que conversem com o colono e interajam com o ambiente”, disse Denise.

A coordenação do projeto “Abrindo o Baú” pretende criar um blog, onde disponibilizarão os áudios das conversas realizadas, juntamente com textos focados na história de Gramado e das comunidades do interior da região. O futuro do projeto ainda está indefinido, mas várias possibilidades estão sendo estudadas, como levá-lo até as escolas em formato de aula, auxiliando no aprendizado dos alunos.

A Festa da Colônia de Gramado segue até o próximo domingo, dia 5 de abril, com destaque para a terceira apresentação do Espetáculo “Origens”, com início às 20h30min na sexta, dia 3 de abril, e também para o segundo Desfile de Carretas, que será realizado no sábado, dia 4, às 16h. A entrada para o evento, que acontece na Praça das Comunicações, localizada na Avenida Borges de Medeiros, é gratuita. Para mais informações acesse o site www.festadacoloniagramado.com.br, e para visualizar fotos do evento visite o site www.cleitonthiele/festadacolonia.



Texto: Marcelo Moura

Fotos: Cleiton Thiele/Divulgação - Legenda: Alunos aprendem sobre a vida na colônia



Mercatus Imprensa e Eventos

Rozangela Allves

54-3286-0621

roallves@mercatuscomunicacao.com.br

www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: