Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

domingo, 5 de abril de 2009

Portugueses e chilenos desfilaram em Gramado


Comitiva de Puerto Varas e Casa dos Açores do RS integraram o Desfile de Carretas





O terceiro sábado da Festa da Colônia de Gramado sempre é marcado pelo segundo Desfile de Carretas pela Avenida Borges de Medeiros, no coração da cidade. O segundo desfile, que aconteceu no sábado passado, 4 de abril, contou com as participações especiais do grupo chileno “Blasmusik Aus Puerto Varas”, e do Rancho da Casa dos Açores do RS, sendo acompanhado por autoridades e aproximadamente 10 mil pessoas. A segunda edição do Desfile de Carretas abriu uma série de eventos especiais que pontuam o encerramento da 19ª Festa da Colônia, que aconteceu ontem, 5 de abril.

Os colonos voltaram para a rua, atravessaram Gramado mais uma vez com suas 44 carretas ornamentadas com os aspectos da vida do interior. A culinária, a fé, o trabalho, e a beleza dessa gente, representada pela Rainha da festa Liamara Mewius, de 17 anos, e pelas princesas Cataline Baretta, de 15 anos e Carla Comiotto, também de 15 anos, fizeram o público esquecer por cerca de duas horas, que estavam no centro de uma cidade.

A novidade ficou por conta dos músicos chilenos do “Blasmusik Aus Puerto Varas” que, com suas músicas no melhor estilo alemão, ajudaram a criar o clima festeiro que permeou todo o desfile. Os músicos foram os responsáveis por animar a noite de sábado da festa, depois do desfile. Também marcou presença nesse desfile as danças e músicas folclóricas do Açores, muito bem apresentadas pelo Rancho Folclórico da Casa dos Açores do RS. O grupo ainda apresentou, logo após o desfile, o espetáculo “Açorianos em terras gaúchas”, na Praça das Comunicações, celebrando o legado deixando pelos portugueses no estado.

Na tribuna de honra, que ficava bem perto das carretas, estavam o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o presidente da Festa, Noreh Michalski e o prefeito de Três Coroas, Rogério Grade, convidado especial. “A festa foi mais uma vez um sucesso, está cada vez maior e por isso, para o ano que vem, discutiremos algumas alterações.”, adiantou o prefeito Tissot. Para o presidente Noreh Michalski, o Desfile de Carretas abriu muito bem a despedida da festa “Foi um belo desfile, o público mais uma vez se emocionou”. De acordo com Rogério Grade, prefeito de Três Coroas, a festa é muito bem feita, “Gramado está de parabéns, fazem uma coisa linda aqui, serve de inspiração para cidades como a nossa, com certeza saio mais que satisfeito com essa visita”, disse.

As pessoas seguiram a tradição de tomar todos os espaços disponíveis ao longo da Avenida Borges de Medeiros para recepcionar as Carretas. Não faltaram aplausos e a expressões eram de surpresa e alegria. Para Tereza Ferreira, dona de casa de 56 anos, que veio de Canela, o desfile de carretas sempre guarda surpresas “Eu já assisti vários deles, mas o desse ano estava ainda melhor, sempre tem alguma novidade, alguma carreta nova”, disse. Já para o pintor chileno de 44 anos Pablo Fierro, integrante da comitiva de Puerto Varas, a atração traduz muito bem o espírito das pessoas que fazem a festa, “É possível ver em seus rostos a felicidade, o orgulho em mostrar o seu trabalho, não há vergonha ou acanhamento, é algo muito bonito de se ver”, comentou o artista.



Puerto Varas



Assim como em 2008, a comitiva da cidade chilena de Puerto Varas veio à Gramado para visitar e enriquecer ainda mais a 19ª Festa da Colônia. O grupo, formado por 16 integrantes, era formado pelos 9 integrantes da banda de foclore alemão Blasmusik Aus Puerto Varas, juntamente com o fotógrafo Hardy Schaefer, o artista plástico Pablo Fierro, os jornalistas Luis Marilicàn e Luiz Càrdenas, e as colaboradoras Sisi Hernandez e Yohana Mozek. Puerto Varas é convidada para visitar a cidade da serra por se tratar de uma cidade irmã de Gramado, tendo também sido colonizada por alemães em sua maioria, criaram laços de amizade com a cultura local.



Mais informações podem ser encontradas no site www.festadacoloniagramado.com.br, ou pelo telefone 3286 3211. Fotos do evento podem ser vistas no site www.cleitonthiele.com/festadacolonia.





Texto: Marcelo Moura

Fotos: Cleiton Thiele - Portugueses foram novidade no segundo Desfile de Carretas



Mercatus Imprensa e Eventos

Rozangela Allves

54-3286-0621

roallves@mercatuscomunicacao.com.br
www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: