Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

domingo, 5 de abril de 2009

Colonos de Gramado voltam orgulhosos para o interior


Festa da Colônia de Gramado encerrou no domingo com público de 110 mil pessoas





A Festa da Colônia ruma para a sua 20ª edição em 2010. A Festa que movimentou a cidade deu seu adeus neste domingo com cerração e chuvisqueiro de abril. O evento celebra as tradições das culturas italiana, alemã e portuguesa que colonizaram Gramado. A autêntica música alemã do grupo chileno “Blasmusic Aus Puerto Varas” fechou e noite e o evento, que durou 18 dias e foi visitado por aproximadamente 110 mil pessoas. Durante esse evento, que iniciou no dia 19 de março, aproximadamente 300 famílias de colonos expuseram todo o seu trabalho, a gastronomia, a cultura, a arte, a fé e a beleza dessas pessoas simples puderam ser apreciadas pelas pessoas que visitaram a Praça das Comunicações, no centro de Gramado.

A Festa da Colônia não parou um minuto sequer, de segunda à segunda foram diversas apresentações musicais, de danças folclóricas, disputas de jogos coloniais e muita comida tradicional interiorana. Nos finais de semana a programação do evento recebia atrações de peso, como o espetáculo “Origens”, uma mistura de dança e teatro que narra a chegada e a conquistas dos primeiros imigrantes alemães, italianos e portugueses. As duas edições do Desfile de Carretas, que aconteceram nos sábados, 28 de março e 4 de abril, foram o ponto alto do evento, onde os colonos desfilaram exibindo toda a riqueza da vida que levam no interior pela Avenida Borges de Medeiros, no centro de Gramado.

A Praça das Comunicações abrigou também os restaurantes Unser Haus, com comida típica alemã, e Casa Nostra, especializado na gastronomia italiana. Juntos, essas duas cozinhas comercializaram 20 mil refeições, assegurando que cada visitante da festa não esquecesse o sabor da colônia. Além disso, os 6 Bier Platz comercializaram os famosos bolinhos de batata, o bolinho de aipim, novidade na festa. Cerca de 220 mil unidades destes dois bolinhos foram vendidas, juntamente com 23 mil porções de batata frita. Todos esses números foram registrados até o sábado à noite da festa.

O presidente do evento Noreh Michalski apontou “o Rio Grande do Sul, já reconhece na Festa, a sua originalidade e a sua temática cultural. que referencia e busca preservar a cultura dos imigrantes que colonizaram Gramado e que de certa forma colonizaram todo o estado gaúcho, encerro mais esta edição, na condição de presidente com muita alegria de ver muitos produtores rurais, comercializarem os seus produtos e conviver com outro público o que amplia os horizonte destes agricultores o que reforça a importância dos trabalhos executados por eles”.

Para o Secretario da Agricultura, Camilo Roldo, “o evento cumpriu mais uma vez o seu papel, de movimentar a economia dos que vivem dos produtos rurais. A Festa é muito importante para as comunidade do interior,e também para nós que moramos no centro do município”. De acordo com o Secretario de Turismo, Gilberto Tomasini, a festa atrai os olhares de todo o Brasil “A Festa da Colônia ajuda a movimentar a cidade e divulga Gramado para diversas partes do Brasil e até do mundo”, disse.





Números parciais até sábado, 4 de abril:



Público: 110 mil pessoas

Bolinhos de bata e aipim: 220 mil unidades

Almoços no Unser Haus e Casa Nostra: 20 mil unidades

Cucas e pães: 55 mil unidades

Massa: 480 kg

Café colonial: 4.500 cafés





Portugueses:



Logo após de participar do Desfile de Carretas no sábado, dia 4 de abril, o grupo Rancho Folclórico da Casa dos Açores do RS fez uma apresentação no palco da Praça das Comunicações. Os integrantes do grupo exibiram trajes autênticos dos açores, e contaram a história dos colonizadores portugueses no estadp. O presidente da Casa dos Açores do RS, Régis Albino Marques Gomes, participou da apresentação, devidamente trajado, e discursou sobre a cultura dos portugueses “Nossos antepassados, vestiam-se dessa forma como estamos lhes mostrando, e trabalharam para ver essa terra prosperar. Nós damos continuidade a esse trabalho e valorizamos o legado que nos foi deixado.





Jornalistas:



Na noite de sábado, 50 colunistas sociais capitaneados pelo o jornalista Laney Langaro, que organizou a 8º Jornada da Acors, Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul, aconteceu no Serrano Resort. Para Langaro, “A associação nasceu em Gramado e a cidade sempre nos acolheu tão bem”. O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, recebeu o troféu amigos da Acors, e disse “ é um momento especial para nós de Gramado, pois para nós a divulgação é muito importante para que a nossa cidade se mantenha na mídia. A cidade é nossa se sintam todos gramadenses de coração”. Na noite de sábado, os colunistas foram conhecer a Festa da Colônia, e na ótica da maioria deles a “Festa mostra a autenticidade de unanimidade”. Na oportunidade o Prefeito de Canoas, que presenciou o momento, também foi agraciado com o Troféu amigos da Acors. O evento reúne gaúchos e representantes de outros estados brasileiros.



Costelão:



Na manhã de comigo, um costelão foi servido as pessoas que trabalharam na Festa. Foi uma confraternização entre as pessoas que atuaram no evento. Na oportunidade foram entregues certificados aos participantes do evento. Esse é sempre um momento de alegria que mais uma vez reúne os participantes.



A Festa chega ao fim e com ela, para muitos dos que trabalham é momento de descansar, mas também de sentir saudades dos momento que passa-se junto. As vezes mesmo morando em uma cidade pequena tem pessoas que só nos encontramos no ano seguinte na Festa, ela tem realmente um gostinho especial, diz Selene Handow que foi responsável pela supervisão da cozinha alemã. Mais informações pelo site www.festadacoloniagramado.com.br. Mais imagens do evento podem ser encontradas no site www.cleitonthiele/festadacolonia





Texto: Marcelo Moura

Fotos: Cleiton Thiele - Evento foi visitado por cerca de 110 mil pessoas



Mercatus Imprensa e Eventos

Rozangela Allves

54-3286-0621

roallves@mercatuscomunicacao.com.br
www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: