Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Nova Petrópolis Capital do Cooperativismo

Projeto que declara Nova Petrópolis “Capital Nacional

do Cooperativismo” tem parecer favorável aprovado



Os deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa aprovaram por unanimidade na manhã de terça-feira (29) parecer favorável do deputado Fabiano Pereira (PT) ao pl 209/2007, que declara Nova Petrópolis “Capital Nacional do Cooperativismo”. A proposição deverá ser votada ainda este ano pelos deputados gaúchos, e deverá tornar-se uma lei estadual.

Segundo o autor da proposição, deputado Giovani Cherini (PDT), o objetivo é reconhecer o valor histórico da cidade de Nova Petrópolis para o cooperativismo gaúcho e brasileiro, já que o município da serra gaúcha é conhecido em todo território nacional por ser o berço do cooperativismo de crédito no país. A decisão de apresentar o projeto de lei foi tomada pelo deputado Giovani Cherini após consulta ao prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel, que juntamente com autoridades do setor, em 23 de maio de 2007, estiveram em audiência com a governadora do Estado Yeda Crusius. Entre os dirigentes presentes, o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, do Sicredi, Orlando Borges Muller, da Cooperativa Piá, Vitor Grings e da Sicredi Pioneira, Édio Spier.

O deputado Cherini, aponta “minha ação em defesa e na valorização do cooperativismo é constante. Como presidente da Frencoop (Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo) exercito diariamente essa função, pois, o cooperativismo está no meu sangue. É uma das bandeiras do meu mandato. E nada mais justo do que nesse trabalho para valorizar Nova Petrópolis como a “Capital Nacional do Cooperativismo”. Esperamos ter o apoio dos deputados para no plenário aprovar tão significativa homenagem”.

Este título destaca Nova Petrópolis pela questão do cooperativismo, o que faz a união dos pequenos uma grande cidade. O prefeito Schenkel, recebeu a notícia como reconhecimento de um trabalho elaborado por dezenas de anos, com muita satisfação, pois, acredito que o trabalho feito em cooperação é de suma importância para que possamos crescer economicamente e como cidadão, o sistema evoluiu e conquistou um espaço próprio. Nova Petrópolis conta também com o Monumento do Cooperativismo na Praça das Flores e a Praça e em homenagem ao Padre Theodor Amstad, que iniciou o Cooperativismo na América Latina.



Berço



Nova Petrópolis nasceu o cooperativismo de crédito no país, numa experiência do padre jesuíta Theodor Amstad, que chegou ao país em 1890. Amstad fundou em 1902 a Cooperativa de Crédito Caixa Rural de Nova Petrópolis, que ainda opera na cidade sendo conhecida, atualmente, como SICREDI Pioneira. Na linha Imperial preserva-se a casa onde funcionou a primeira cooperativa. No núcleo urbano dessa localidade também é preservada a casa onde morou Amstad, cujos restos mortais estão enterrados ao lado da igreja católica. Nessa igreja, o padre Theodor Amstad foi vigário.




Rozangela Allves – 54-3286-0621
roallves@mercatuscomunicacao.com.br
MSN – roallves@hotmail.com
www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: