Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

sábado, 28 de março de 2009

Avenida de Gramado foi transformada em caminho rural



Desfile de carretas fez sucesso passeando por duas horas no centro da cidade

Às 16h de um sábado ensolarado a Festa da Colônia de Gramado chegou ao seu auge. Aproximadamente 500 colonos conduziram 43 carretas puxadas por bois pela Avenida Borges de Medeiros. As carroças ostentaram toda a cultura das comunidades do interior, trazendo seus trabalhos artesanais, gastronomia, religiosidade e a beleza de sua gente, representada pelas soberanas, a rainha Liamara Mewius, primeira princesa Cataline Baretta, e a segunda princesa Carla Comiotto, da 19ª edição do evento. Autoridades e cerca de 15 mil pessoas acompanharam impressionadas o trajeto realizado pelas carretas, que literalmente tomou conta de uma das principais avenidas de Gramado.
O Desfile de Carretas já é uma tradição da Festa da Colônia, apenas nas três primeiras edições do evento o desfile não ocorreu no formato que é realizado hoje, nas ocasiões foram disputadas animadas corridas de carroças. Os moradores da Linha Marcondes, Linha Moreira, Linha Campestre do Tigre, Linha Carahá, Linha Àvila, Morro do Arame, Linha Araripe e Linha Bonita dão vida ao desfile, subindo nas carretas, guiando os bois, acenando e sorrindo para o público, com a certeza de um trabalho bem feito.
Os embutidos, as schmiers, os animais, a religiosidade, frutas, hortaliças, carnes, pães, cucas e diversas outras marcas do interior tomaram para si a Avenida Borges de Medeiros e desfilaram para os visitantes. É nesta ocasião que os colonos provam que realmente invadem o centro da Gramado, mostrando para quem quiser ver todo seu esmero, simplicidade e alegria.
Em uma celebração como esta não podia faltar música, por isso os músicos da Banda Caçula, Banda Tannenwald, Musical Horizonte, e os coristas do Coral Cosi Cantavano I Nostri Nonni, Coral Italiano, e Nossa Senhora da Pompéia acompanharam o desfile, ditando o ritmo do desfile. Além disso, o Grupo de Danças Alemãs Miesbach uniu-se às carretas, embelezando ainda mais atração com os passoas das danças folclóricas germânicas.
Estiveram presentes no desfile o Prefeito de Gramado Nestor Tissot, o vice Luia Barbacovi, além do presidente da Festa Noreh Michalski e secretários. “A Festa da Colônia nunca deixa a desejar, mais uma vez as carretas encheram os olhos dos visitantes, é sempre uma atração à parte”, disse o prefeito Nestor Tissot. Para o presidente do evento Noreh Michaslki, o desfile de carretas traduz exatamente o espírito da festa “A Festa da Colônia é isso, é dos colonos, a praça é deles, a rua é deles, a cidade é deles”, destacou.
O público entrou no clima do desfile, aplaudindo a passagem de cada carreta e vários registraram o momento com suas máquinas fotográficas. De acordo com o estudante de 22 anos Jonas Seibt, de Nova Petrópolis, o ponto forte do desfile foi a interação com o público, “Foi muito bom, gostei principalmente da carreta que distribuía os bolinhos de batata”, comentou. Já para a empresária gramadense Diana Accorsi, a atração é sempre um sucesso “Não tem erro, esse desfile é maravilhoso todos os anos, os colonos fazem as coisas com muito capricho”, disse.
A 19ª Festa da Colônia segue até o dia 5 de abril, na Praça das Comunicações, com entrada gratuita. Os horários de funcionamento são das 17h às 22h nas segundas, das 10h às 22 nas terças, quartas, quintas e domingos e das 10h às 23h nas sextas e sábados. Mais informações no site www.festadacoloniagramado.com.br ou pelo telefone (54) 3286 3211. Fotos do evento podem ser vistas também no site www.cleitonthiele/festadacolonia.


Texto: Marcelo Moura
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Mercatus Imprensa e Eventos
Rozangela Allves -
54-3286.0621
www.mercatuscomunicacao.com.br
atendimento@mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: