Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

segunda-feira, 23 de março de 2009

SICREDI realizará evento para comemorar o cooperativismo


Evento consagrará Nova Petrópolis como a Capital Nacional do Cooperativismo
O município de Nova Petrópolis conquistou o título de Capital Nacional do Cooperativismo através da Lei Estadual 13.077, justificada pelo valor histórico cooperativo da cidade, especialmente por sediar a primeira cooperativa de crédito da América Latina, a SICREDI Pioneira RS. A lei estadual tornar-se-á nacional, conforme Projeto de Lei 1.536/2007
O trabalho para que Nova Petrópolis se torne a capital nacional do cooperativismo começou ainda em 2007, quando o vereador Jorge Lüdke fez a proposição. Neste ano o deputado estadual Giovani Cherini levantou a bandeira da cidade no Rio Grande do Sul, ele apontou, ”É sabido que Nova Petrópolis é conhecida em todo território nacional por ser o berço do cooperativismo de crédito. Ali nasceu o cooperativismo de crédito no país, em uma experiência do padre jesuíta Theodor Amstad, que chegou ao país em 1890”. E seguindo as demais esferas do poder público, o Deputado Pepe Vargas faz uma longa e bem embasada colocação sobre a realidade do município, do ponto de vista econômico e social, e apontando que o titulo se justifica pelo fato de ter nascido no município a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina. Após ser sancionada na Câmara, ela está no Senado aguardando apenas a assinatura do relator.
Na cidade de Nova Petrópolis, em 1902, o Padre Suíço Theodor Amstad inaugurou a primeira cooperativa de crédito do país. Mais precisamente na localidade de Linha Imperial, interior da cidade, o Padre jesuíta Theodor Amstad, que chegou ao Rio Grande do Sul juntamente com os primeiros imigrantes alemães, em 1890, fundou um sistema de crédito rural que visava o progresso da região, baseado nas cooperativas de crédito existentes da europa. Rapidamente outras regiões do Estado aderiram a este modelo, criando uma imensa rede dessas cooperativas. Tal fato faz de Nova Petrópolis ser reconhecida como o berço do cooperativismo de crédito da América Latina.
Para comemorar este título, a SICREDI Pioneira RS realizará o Evento do Cooperativismo no dia 28 de março, sábado, na localidade Linha Imperial, em Nova Petrópolis. A escolha do local refere-se a uma homenagem para esta localidade, que concentra os pontos históricos da cooperativa Pioneira.
A programação começa às 10h com uma celebração ecumênica na Igreja São Lourenço Mártir, seguida de uma solenidade, que dará andamento a três atos inaugurais: Monumento ao Padre Amstad, no interior da Igreja, Réplica do Monumento ao Padre Amstad na Praça, e Museu Padre Amstad, na primeira sede própria da Caixa Rural, atual SICREDI Pioneira RS. Ao final, o público será recebido no Pavilhão da Igreja para o almoço festivo com o show “Fazendo Arte Pelos Caminhos do Cooperativismo”, de Raul Quiroga e Americanto – premiado no 1º Festival “O Rio Grande canta o cooperativismo”.
O evento é aberto ao público. Para os associados da SICREDI Pioneira RS o almoço será gratuito, sendo que estes devem retirar ingresso na sua unidade de atendimento até o dia 26/03. O público em geral poderá comprar ingresso do almoço no dia e local do evento.
Conforme Édio Spier, presidente da SICREDI Pioneira RS, “este evento será um presente da Pioneira para os cooperativistas de nossa região, por isso contamos com a participação maciça de nossos associados”. O Prefeito de Nova Petrópolis, Luis Irineu Schenkel, apontou que o momento é único, “vamos comemorar juntos o passado de um trabalho glorioso. O trabalho feito naquele século segue com todo o vigor nos dias atuais como é o caso da Sicredi”, disse.
Rozangela Allves – 54-3286-0621
roallves@mercatuscomunicacao.com.br
MSN – roallves@hotmail.com
www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: