Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Exposição homenageia famílias do interior na Casa do Colono


Imagens das pessoas que ajudaram a erguer a Festa da Colônia são expostas



Quem circular pela Casa do Colono, situada na Praça das Comunicações, durante a Festa da Colônia encontrará, além dos já conhecidos produtos da Colônia, diversas fotos antigas de famílias inteiras. Tratam-se das famílias que fizeram da Festa da Colônia o que ela é hoje. Até mesmo alguns descendentes dessas famílias trabalham nessa 19ª edição da festa, mostrando o valor da tradição e o amor que essas pessoas depositaram, tanto na colonização de Gramado, quanto no engrandecimento desse evento.

Ao todo são 54 fotografias de aproximadamente 150 famílias, que datam do início do século XX expostas, nas quais podem ser vistas desde as vestimentas de época até as expressões marcantes daquela gente batalhadora. Todas as imagens foram cuidadosamente scaneadas e emolduradas, além de receberem os sobrenomes das famílias e algumas informações. Cada foto traz a palavra “Caminho...” grafada, palavra que simboliza perfeitamente a importância da exposição.

“Na realidade isso não é um resgate histórico, e sim uma reconstrução da História. Nesse espaço nós estamos homenageando os responsáveis por tudo que é visto nessa festa”, disse Gilnei Casagrande, coordenador da exposição. Ainda de acordo com ele, essa ação gera o que ele chama de “pertencimento social”, onde aquelas pessoas das fotografias tornam-se conhecidas pelas pessoas de hoje, fazendo parte do presente, e não apenas do passado.

Após a Festa da Colônia, as fotografias serão expostas nas escolas da cidade, dando continuidade a esse reconhecimento. A Festa da Colônia de Gramado vai até o dia 5 de abril na Praça das Comunicações, localizada na avenida Borges de Medeiros. Os horários do evento são das 17h às 22h horas nas segundas-feiras, nas terças, quartas, quintas e domingos, das 10h às 22h e nas sextas e sábados, as atrações da festa começam às 10h, indo até às 23h. A entrada é gratuita e os horários estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Mais informações podem ser encontradas no site www.festadacoloniagramado.com.br, ou pelo telefone 3286 3211. Fotos do evento podem ser vistas no site www.cleitonthiele.com/festadacolonia.



Texto: Marcelo Moura

Fotos: Cleiton Thiele/Divulgação

Legenda - Gilnei Casagrande esclarece que as fotos datam do início do sécullo XX



Mercatus Imprensa e Eventos

Rozangela Allves

54-3286-0621

roallves@mercatuscomunicacao.com.br

www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: