Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

terça-feira, 3 de março de 2009

Cultura portugesa, alemã e italiana serão atrações na Festa da Colônia de Gramado








A autenticidade é a marca registrada desta festa encantadora por natureza



A autenticidade da colonização alemã, italiana e portuguesa com suas danças e músicas, sua culinária e seus produtos típicos, encantarão as centenas de pessoas que virão a Gramado 19 de março a 5 de abril de 2009 para ver na Praça das Comunicações o que é a colônia gramadense.

Gramado vai expor toda a diversidade cultural da gente que vive no interior do município. É a Festa da Colônia 2009, que será realizada na Praça das Comunicações (ao lado da Rodoviária). A cultura italiana e alemã, herdada dos primeiros colonizadores que aqui chegaram, será festejada com muita originalidade pelas famílias descendentes, que habitam ainda o meio rural e mantém os hábitos e costumes de seus antepassados.

No período da Festa, os colonos se deslocam para o centro da cidade e trazem consigo toda a riqueza cultural do interior do município. Durante dezenove dias, vive-se um pouco da Colônia, através de demonstrações realizadas pelos colonos, desfiles de carretas ornamentadas com objetos utilizados no dia-a-dia do campo, apresentações de bandinhas e grupos de dança, degustação de comida caseira e exposição e venda de produtos coloniais.

A autenticidade é a principal característica destas manifestações e, por este motivo, encanta a todos os visitantes. Além de oportunizar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, a Festa da Colônia também incentiva o desenvolvimento do agroturismo e o intercâmbio cultural entre o homem do campo e o homem da cidade.

Para dar as boas vindas ao turista e divulgar a Festa da Colônia, anualmente são eleitas duas princesas e uma rainha para o evento. Para valorizar ainda mais as comunidades, as meninas devem necessariamente residir no interior do município. A corte é composta por Liamara Mewius, de 17 anos, representante da Linha Bonita, foi escolhida a Rainha da Festa da Colônia 2009. As princesas são Cataline Baretta, de 15 anos, do Quilombo Alto e Fabiane Kreuz, de 18 anos, da Linha Carahá.

"É uma bela festa que mostra a harmonia e a exuberância das tradições no cultivo das tradições portuguesa, italiana e alemã, tão importantes para o crescimento econômico e turístico do o Rio Grande do Sul onde está uma das maiores colônias de alemães e italianos do país", diz o Presidente da Festa, Noreh Michalski.





PROGRAMAÇÃO

Casa Nostra: Restaurante Italiano que servirá comidas típicas desta cultura, preparadas na hora. Sopa de Capeletti, massas, molhos, polenta, carnes, frangos e saladas, poderão ser degustados em almoços e jantares neste local.

Unser Haus: Casa Alemã onde serão servidas comidas típicas desta cultura, preparadas na hora. Batata com lingüiça, chucrute, carne de porco na panela, aipim, entre outros.

Guias Culturais: A Festa da Colônia 2009 contará com um grupo muito especial: os Agentes Culturais, que guiarão os visitantes pelos principais pontos da Festa além de oferecer valiosas informações sobre o evento.

Bier Platz: Espaço onde será servido o mais típico dos produtos alemães: o chopp, acompanhado de petiscos também típicos, como o famoso bolinho de batata.

Culto Ecumênico: Culto ao melhor estilo das colônias realizado na rua Coberta.

Kaffeehaus: Em plena Praça localizada no centro da cidade, um café colonial embaixo de parreiras servirá iguarias típicas de um café da colônia do interior, muitas guloseimas a disposição do público.

Fornos de Barro: Verdadeiros fornos de barro serão montados na Praça para assar e comercializar pães e cucas, que poderão ser levados quentinhos para casa.

Feira de Produtos da Colônia de Gramado: Em período permanente acontecerá a exposição e comercialização dos produtos da Colônia de Gramado.

Cultura: Apresentação de Bandinhas e Grupos Folclóricos. Canto e dança fazem parte desta programação, onde grupos italianos e alemães do interior se apresentarão para animar os visitantes e mostrar como se divertem nas colônias.

Casa do Colono: Moradia típica do colono com participação das etnias germânica e Ítalo-brasileira.

Desfile de Carretas: Acontecerá nos sábados, a partir das 16h. Mais que empolgados, os colonos trarão seus instrumentos de trabalho, produtos coloniais, frutas e verduras para o centro e protagonizarão um desfile em carros puxados por bois. Todos vestidos com roupas típicas da colonização alemã ou italiana, eles farão a alegria dos visitantes e dão um show na principal avenida da cidade.

Espetáculo Origens: Pelo terceiro ano consecutivo, o espetáculo mostrará a saga dos imigrantes que povoaram Gramado no fim do século XIX. Os primeiros que chegaram traziam na bagagem um sonho, buscavam o ideal de justiça, igualdade e trabalho. E esta continua sendo, até hoje, uma aspiração do povo que habita a pequena, grande, Gramado, que permanece empunhando esta bandeira de objetivos. O evento será apresentado em diversas oportunidades.

Passeio de Agroturismo: A bordo da ‘Princesinha’, um ônibus temático que leva o viajante a um delírio em meio à natureza. Além de ficar ainda mais em contato com o verde, no passeio a história da cidade aflora por todos os cantos. Haverá também degustação de produtos típicos da colônia além, é claro, da oportunidade de tomar aquele delicioso café com pão quentinho. Para os mais corajosos, provar a grappa (cachaça feita do bagaço da cana) é imprescindível. Comer uma uva, e conhecer o local onde o casal da história que originou o filme o “O Quatrilho” estão enterrados, serão alguns dos atrativos.

Jogos: Área especialmente preparada para a realização de jogos de carta e bocha, atividades de lazer do meio rural.

A Festa da Colônia funcionará das 17h até às 22h horas todas as segundas-feiras. Já nas terças, quartas, quintas e domingos, o horário será das 10h às 22h. Nas sextas e sábados, as atrações da festa começarão às 10h e o encerramento das atividades acontecerá às 23h. Os horários estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Mais informações no site www.festadacoloniagramado.com.br, ou pelo telefone 54-3286 3211.



Foto: Arquivo - Cleiton Thiele/Divulgação



Foto 113 - Desfile de Carretasserá uma das grandes atrações da festa

Foto 096 - Tradição da festa, Desfile de Carretas promete encantar visitantes



Mercatus Imprensa e Eventos

Rozangela Allves

54-3286-0621

atendimento@mercatuscomunicacao.com.br

www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: