Radio ON LINE....

Clique aqui para ouvir ao vivo pelo Média Player!

terça-feira, 31 de março de 2009

Portugueses aparecem mais na Festa da Colônia


Descendentes de luso-açorianos inauguram espaço na Praça Major Nicoletti



A etnia portuguesa, homenageada nos últimos anos na Festa da Colônia de Gramado juntamente com os alemães e italianos, está com novos atrativos em 2009. Além de marcarem presença no Desfile de Carretas, que acontece nos sábados na Festa da Colônia, os descendentes luso-açorianos estão com uma exposição de itens da cultura portuguesa anexa ao Centro de Informações Turísticas, que fica na Praça Major Nicoletti. O espaço, batizado de Espaço Cultural Luso-Açoriano, é coordenado pelo Grupo de Estudos dos Amigos dos Açores – GEAA, que tem o apoio da Casa dos Açores do RS.

No espaço cultural, que fica aberto ao público das 9h às 17h todos os dias, exceto nos sábados dos desfiles de carretas, além das fotografias, podem ser vistos alguns trajes originais dos açorianos, que foram doados pelo Governo Açoriano, bem como receitas culinárias gramadenses, de origem açoriana. Todo o trabalho de investigação, que busca reunir os documentos e objetos ligados à etnia portuguesa em Gramado começou há cinco anos, quando surgiu o GEAA. Coordenado pela historiadora Marília Daros, o grupo, que é formado por aproximadamente 15 voluntários, tem como principal missão manter vivo o legado deixado pelos portugueses que colonizaram a região.

“Uma das nossas maiores vitórias foi colocar a nome de Portugal na Festa da Colônia. Essa já é a 4ª edição do evento onde a bandeira portuguesa aparece, e com justiça”, destaca Marília. Ainda de acordo com ela, a participação da etnia portuguesa aumentará na festa do ano que vem, onde pretendem inaugurar um café que servirá diversas iguarias da culinária luso-açorianas.

No Desfile de Carretas do próximo sábado, 4 de abril, o GEAA trará o Grupo Folclórico da Casa dos Açores do RS - CAERGS, acompanhando as carretas de Portugal. Este grupo folclórico se apresenta no palco da festa, no início da noite deste mesmo dia.

O tema desenvolvido para o Cortejo Luso-Açoriano deste ano será a GASTRONOMIA, num paralelo do que existe nos Açores e o que ainda podemos encontrar na culinária gramadense, tanto na cidade quanto no interior.

A Festa da Colônia de Gramado acontece na Praça das Comunicações e tem entrada gratuita. As atrações nas segundas-feiras são das 17h às 22h, nas terças, quartas, quintas e domingos, das 10h às 22h, e nas sextas e sábados, das 10h às 23h. Mais informações podem ser encontradas no site www.festadacoloniagramado.com.br, ou pelo telefone 3286 3211. Fotos do evento podem ser vistas no site www.cleitonthiele.com/festadacolonia.





Texto: Marcelo Moura

Foto: Rita Gil/Divulgação - Acervo do GEAA conta com trajes doados pelo Governo Açoriano



Mercatus Imprensa e Eventos

Rozangela Allves

54-3286-0621

roallves@mercatuscomunicacao.com.br
www.mercatuscomunicacao.com.br

Nenhum comentário: